Das vitrines ao espaço permeável: diferentes soluções para a arquitetura de lojas

Criar uma vitrine é mais do que expor produtos, assim como pensar uma loja vai além de um mostruário. Ambos encargos reforçam o conceito de uma coleção, atraem clientes e aprimoram a imagem de uma marca. Não à toa, muitos arquitetos trabalham na área de Visual Merchandising junto de designers gráficos e de interiores, lojistas e estilistas, para conceber uma experiência espacial que gera uma narrativa única e traga um maior engajamento da clientela na loja.

Das vitrines ao espaço permeável: diferentes soluções para a arquitetura de lojas - Imagem 2 de 20Das vitrines ao espaço permeável: diferentes soluções para a arquitetura de lojas - Imagem 3 de 20Das vitrines ao espaço permeável: diferentes soluções para a arquitetura de lojas - Imagem 4 de 20Das vitrines ao espaço permeável: diferentes soluções para a arquitetura de lojas - Imagem 5 de 20Das vitrines ao espaço permeável: diferentes soluções para a arquitetura de lojas - Mais Imagens+ 15

Compreender estratégias que trabalham o espaço, as alturas do olhar, o mobiliário, são apenas alguns dos requisitos fundamentais para que haja uma maior identificação entre o público e o produto exposto. Sendo assim, visitamos alguns dos projetos de lojas publicados anteriormente no ArchDaily para identificar algumas estratégias que podem ser aplicadas na hora de desenhar lojas atraentes e convidativas. 

Das vitrines ao espaço permeável: diferentes soluções para a arquitetura de lojas - Imagem 7 de 20
Loja F.I.L. FUKUOKA / MURAYAMA + KATO ARCHITECTURE. Foto: © Yasuhiro Nakayama

Aberta para as boas-vindas

Para evitar o limiar que se coloca entre os espaços da loja e o público, projetos contemporâneos tem optado por manter seus ambientes o mais abertos possíveis. Nesta atitude que exclui o mostruário de uma vitrine, o transeunte se sente bem-vindo para entrar e ter um contato direto com os produtos.

Das vitrines ao espaço permeável: diferentes soluções para a arquitetura de lojas - Imagem 2 de 20
Loja KOLON SPORT Hannam / studio fragment. Foto: © Kim Donggyu

Aqui, destacam-se soluções como as portas-vitrines-estantes, ou um desenho mais angular na entrada da loja que leva o olhar e convida o corpo para o seu interior, assim como uma aplicação de diferentes materiais, cores e luzes que atraiam o cliente.

Das vitrines ao espaço permeável: diferentes soluções para a arquitetura de lojas - Imagem 19 de 20
Livraria da Vila / Isay Weinfeld. Foto: ©Leonardo Finotti

A loja como vitrine

Quando toda a loja é pensada para ser exposta, ela mesma pode se tornar uma grande vitrine, permitindo a interação visual entre o espaço interior e exterior através de sua permeabilidade.

Das vitrines ao espaço permeável: diferentes soluções para a arquitetura de lojas - Imagem 11 de 20
Polette Paris Store / zU-studio. Foto: © Maxime Meignen

Neste caso, apostar num design de interiores cativante ou inovar na forma como os produtos são expostos, são algumas das possíveis chaves para atingir o sucesso.

Das vitrines ao espaço permeável: diferentes soluções para a arquitetura de lojas - Imagem 16 de 20
Loja Westwing Ipanema / SuperLimão. Foto: © Maíra Acayaba

Despertar a curiosidade

O que desperta mais interesse do que algo levemente escondido? Uma das alternativas para atrair clientes está em criar um certo mistério a partir da vitrine. 

Das vitrines ao espaço permeável: diferentes soluções para a arquitetura de lojas - Imagem 18 de 20
Loja X11 / BloomDesign. Foto: © Haha Lu

O apelo pode ser mais conceitual, trazendo algumas mensagens enquanto oculta os produtos, ou mais tradicional, quando criam-se pequenas aberturas na fachada que possibilitam espiadas ao interior da loja.

Das vitrines ao espaço permeável: diferentes soluções para a arquitetura de lojas - Imagem 14 de 20
O Mundo de Nic / Mur Mur Lab. Foto: © Unitu, Yang Liu

Inovar no formato

Para chamar atenção ou ser ainda mais discreto, ir além da clássica vitrine chapada pode ser uma boa solução, afinal, a apresentação arquitetônica pode demonstrar a criatividade de uma marca desde o primeiro momento.

Das vitrines ao espaço permeável: diferentes soluções para a arquitetura de lojas - Imagem 9 de 20
Loja Zak Ik / Roth-Architecture. Foto Cortesia de Roth-Architecture

Sendo assim, buscar por ângulos distintos, trazer elementos de paisagismo junto aos produtos expostos ou inovar através de um desenho mais orgânico, podem ser algumas das respostas para aqueles que buscam uma imagem ímpar.

Das vitrines ao espaço permeável: diferentes soluções para a arquitetura de lojas - Imagem 8 de 20
Loja Mula Preta / EMA - Escritório Metropolitano de Arquitetura. Foto: © Leonardo Finotti

Revisitar clássicos

Por fim, vale lembrar que um clássico sempre será um clássico e dificilmente falhará. Para garantir sua potencialidade e mantê-lo contemporâneo vale atentar para alguns detalhes como um mobiliário bem desenhado ou o modo como os manequins são utilizados, afinal, sempre é possível trazer um toque de originalidade se pensarmos um pouco fora da caixa.

Das vitrines ao espaço permeável: diferentes soluções para a arquitetura de lojas - Imagem 13 de 20
Arts & Science Store / CASE-REAL. Foto: © Hiroshi Mizusaki

Ou ainda, a arquitetura da própria loja pode ter um certo protagonismo que a partir do contraste com as vitrines as destaca no todo, despertando o interesse de quem as depara.

Das vitrines ao espaço permeável: diferentes soluções para a arquitetura de lojas - Imagem 10 de 20
Fachada Ports 1961 Shanghai / UUfie. Foto: © Shengliang Su

Confira a Comunidade de Profissionais formada a partir da nossa curadoria e encontre o colaborador ideal para o seu próximo projeto. Além disso, se sua empresa foi creditada em algum dos projetos que publicamos, convidamos você a verificar e editar seu perfil no ArchDaily.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Das vitrines ao espaço permeável: diferentes soluções para a arquitetura de lojas" 28 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981674/das-vitrines-ao-permeavel-a-arquitetura-escaparate-das-lojas-e-suas-diferentes-solucoes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.